Sobre armadilhas de pensamento e como lidar com os desafios que nós mesmos criamos

junho 19, 2023 | Shaíze Roth
Sobre armadilhas de pensamento e como lidar com os desafios que nós mesmos criamos
Você já se pegou imaginando os cenários mais estranhos, possíveis e impossíveis? Esses pensamentos já impediram você de agir, comunicar algo ou alinhar informações? Você sofre por antecipação ou vive em constante ansiedade pelas situações criadas na sua cabeça? Conheça as Armadilhas do Pensamento - um estudo de Aaron Beck e David Burns, discutido mais amplamente hoje pela Psicologia Positiva e Resiliência.
Hoje com clientes e coachees é comum observarmos que não é o evento que determina o que sentimos e o que fazemos, mas sim a forma como percebemos, interpretamos e pensamos naquele evento. Não podemos controlar as coisas que acontecem, mas precisamos entender que temos poder de escolha de como internalizamos isso, temos controle sobre nossas interpretações e pensamentos.
Essa inclusive é uma das premissas da autogestão quando falamos de Inteligência Emocional. Para conseguirmos gerir assertivamente nossos pensamentos e interpretações precisamos estar conscientes deles.

Conheça as principais armadilhas do pensamento:
Lendo mentes: É quando pressupomos que sabemos o que a outra pessoa está pensando ou esperando. Da mesma forma que esperamos que os outros também saibam o que estamos esperando ou pensando. A principal consequência dessa armadilha é fazer com que não perguntemos para entender melhor algumas situações ou alinhemos nossas expectativas.
Armadilha do "eu": É quando acreditamos que somos a única causa de todos os contratempos ou problemas e que causamos danos aos outros. Associado também ao sentimento de estar sempre errado e por isso pode causar dificuldades de dizer não e negociar aquilo que é justo.
Armadilha do "eles": Na armadilha do eles, você acredita que outras pessoas ou circunstâncias são a única causa de seus contratempos e problemas. Entramos aqui na zona de conforto, quando as pessoas entram nessa armadilha isso impede que reconheçam suas contribuições para os problemas e não busquem soluções.
Catastrofizar: É quando imaginamos os piores cenários sobre as situações, de forma irracional, o que pode e o que não pode acontecer. Também pode ser "ruminar" acontecimentos passados, ou seja, ficar se culpando e repassando aquela cena, ou situação do passado em que gostaríamos de ter agido diferente. Esse tipo de pensamento gera muita ansiedade e consequentemente aumenta nossos níveis de estresse. Além disso, pode impedir a ação.
Desamparo: É quando você acredita que o evento negativo, seja ele qual for, vai impactar todas as áreas da sua vida e que você não tem controle sobre isso. Passamos a acreditar que as coisas e as pessoas não mudam e que não é possível agir sobre elas.

Estratégias para lidar com as armadilhas do pensamento
Ressignificar
É olhar para as situações de outra forma, inclusive nos desafiarmos a vermos de forma mais positiva.
"Uma forma mais positiva de ver isso…", "Eu ainda não sei como resolver, mas posso pedir ajuda, posso aprender com esse problema", "É um grande desafio, mas vai ser uma oportunidade de aprendizado", "E se der certo?"
Foco nas Evidências ou Fatos
Utilizar dados, fatos ou até mesmo, experiências anteriores que possam comprovar que talvez esse pensamento não seja uma verdade absoluta.
"Isso não é verdade pois... (evidências, fatos)", "Eu me preparei para isso…"
Criar um Plano
É desenvolver uma estratégia ou um plano de contingência, caso esse cenário venha a acontecer.
"Se X acontecer eu vou fazer Y"